kaspersky_carro_conectado

Número de conexões IoT já supera as de smartphones

Caso alguém ainda tenha alguma dúvida sobre o fato de a Internet das Coisas já ser uma realidade, aqui vai um argumento consistente para fazê-lo mudar de ideia: pela primeira vez, as operadoras dos Estados Unidos computaram que o número de conexões IoT superou as de smartphones.

Segundo estatísticas compiladas pela Chetan Sharma Consulting, que consideram o segundo trimestre do ano, a quantidade de veículos conectados às redes celulares norte-americanas foi maior que o número de conexões de outros aparelhos.

A consultoria estima que as telcos dos Estados Unidos conectaram cerca de 1,4 milhão de veículos a suas infraestruturas nos últimos três meses. A título de comparação, foram 1,2 milhão de telefones e menos de 900 mil tablets conectados no mesmo período.

É importante salientar que as vendas de telefones entre abril e junho não são tão intensas quando no final do ano, momento marcado pelo lançamento de novos aparelhos e datas de estímulo ao consumo (como Natal e a Black Friday). Porém, a estatística reforça a ideia de que IoT já se consolida como uma realidade.

A AT&T, que lidera conexões para veículos, afirma que está adicionando mais dispositivos enquadrados como Internet das Coisas do que devices de telefonia pelos últimos sete trimestres consecutivos. Segundo a Sharma, a operadora atenderá um total de 10 milhões de carros conectados a sua rede em breve.

Por enquanto, a maior parte desses veículos são conectados sem que seja preciso que seus donos movam um dedo. Isso porque as montadoras já lançam os carros com conexões de celulares habilitadas para enviar informações sobre condições do automóvel, a fim de identificarem necessidades de melhorias e manutenção.

Segundo a consultoria, está demorando um pouco para que os consumidores comecem a usar esses serviços embarcados nos automóveis.

A explicação está no fato de que muitas pessoas ainda preferem usar seus próprios dispositivos pessoais para algumas tarefas que já poderiam ser executadas a partir da tecnologia disponível nos veículos. Ao mesmo tempo, o modelo de negócios ainda não está totalmente definido para impulsionar esse tipo de serviços.

Carros conectados, porém, não são os únicos dispositivos de IoT nas redes de celular. A Sharma destaca outras aplicações, como sistemas de gestão de frota e rastreamento logístico, além de sistemas orientados a cidades inteligentes.

 fonte Computerworld

About the Author

F4310
Author with 12 posts
More about F4310

Related Articles

Leave a Comment

O que é A Internet das Coisas – IoT?

A Internet das Coisas (IoT) refere-se à crescente rede de objetos físicos que caracterizam um endereço IP para conectividade com a Internet, e a comunicação que ocorre entre esses objetos e outros dispositivos habilitados para Internet e sistemas.

Quer saber o que é IoT de verdade? Acompanhe nosso blog ou nas redes sociais.

Newsletter

Canal A Internet das Coisas